Olá pessoal,

Hoje chegamos com 3 idéias para fazer lindos marcadores de livro!

É bem legal para fazer para nós mesmos, vender ou presentar!

Então vamos lá!

1- Coração Vazado

Material necessário:

Primeiro, como o MDF não será pintado, vamos lixar a parte de trás do recorte, para tirar o preto que o corte a laser deixa na peça. Uma dica aqui é deixar a lixa em cima da mesa e passar o recorte por cima dela, assim é mais fácil e você evita quebrar o recorte. 

Agora, corte um pedaço do elástico, que será cerca de 60cm. Caso você tenha em mente o livro exato em que vai querer usar o marcador, meça o livro e adicione 20cm á essa medida. Mas se não, 60cm é um bom tamanho.

Pegue o coração e comece a trançar a fita de forma aleatória. Importante aqui é só o início e o final do trançado. O início do elástico tem que ser na ponta inferior do coração e o final no miolo de cima do coração, para que quando esticar no livro, o coração fique reto. 

Então cerca de 10cm do elástico você pode trançar começando de baixo para cima e mais 10cm da outra ponta do elástico você trança de cima para baixo do coração, de forma que as duas pontas parem de trançar perto uma da outra, e que fiquem na parte de trás do recorte. 

Junte as duas pontas dando um nó duplo (bem forte, para ficar pequeno e firme), se quiser, coloque um pingo de cola entre os nós para não ter o risco de soltar. 

Corte o excesso do elástico deixando um pedacinho pequeno somente. Está pronto seu marcador! 

 

2- Coração Riscado

Material necessário: 

Para esse marcador, comece lixando a peça, igual foi ensinado no marcador anterior. 

Corte um pedaço de cerca de 50cm de elástico. Como já comentado no item anterior, você pode medir o livro em que vai usar o marcador e adicionar neste caso 10cm a mais nessa medida, mas se não, corte um tamanho de 50cm mesmo. 

Agora, com uma das pontas do elástico faça dois zig-zags no coração, como mostrado na imagem. Tente fazer mais ou menos na mesma posição que mostramos porque se fizer muito mais pra baixo o coração deita e muito mais para cima fica muito perto do bico, seria mais fácil de quebrar. 

E ai bem atrás do zig-zag dê um nó duplo, bem firme; se quiser, passe um pingo de cola entre um nó e o outro para assegurar mais. 

Deixe as pontas de elástico sobrando, no tamanho que desejar. Elas dão um charme! 

 

3- Coração com Decoupage

Material necessário: 

Para esse marcador, vamos fazer a colagem de tecido no MDF, que já foi ensinado no nosso blog. Clique aqui para aprender como se faz!

Corte dois pedaços de fita de mais ou menos 20cm e cole uma em cima da outra, centralizadas na parte de trás do coração. 

Para ficar com um bom acabamento, é legal fazer a colagem de tecido na frente do coração e, depois de colada a fita, colar na parte de trás também! 

E pronto!

Gostou das dicas? Faça sua arte e use a hashtag #emporiojanial para que possamos ver!

Até a próxima! 😉