Stencil ou molde vazado é uma lâmina de acetato recortada perfeitamente a laser com diversos tipos de desenhos, escolhidos de acordo com a necessidade do tema em que se trabalha. Sua principal utilização é para aplicar uma imagem, que pode ser letras, números, símbolos, desenhos e tudo mais que desejar. Pode ser aplicado em diversas superfícies, curvas, planas, em madeira, tecido, papel, parede, velas e muitos outros lugares! Basta trabalhar com o stencil e tinta spray ou aplicar com um pincel ou esponja.

A palavra Stencil é uma palavra em inglês que significa estampar algo por meio de um desenho já recortado. Em português ficaria estêncil, no entanto, é costume usar a palavra em inglês no Brasil.

Sua origem foi na China junto com a invenção do papel no ano 105 d.c., mas claro que não tinha toda a tecnologia que temos hoje, onde o material foi otimizado para a reprodução dos artesãos. Foi uma longa evolução que surgiu dessa necessidade de reproduzir imagens existentes. Antes da criação de stencil de papel na China, a técnica usava elementos naturais, como folhas e rochas para limitar a aplicação dos pigmentos provenientes de diversas origens naturais com sementes, tipos de terras e vegetais. Com o stencil de papel ficou mais fácil e melhor a reprodução, uma vez que o desenho recortado no papel era mais preciso que os elementos naturais usados anteriormente. Em 600 d.c. os desenhos começaram a ficar mais complexos e começaram a aplicar a técnica para decoração de tecidos, mas ainda com poucas cores.

No Japão que a técinica do stencil sobre tecido se aperfeiçoou com a introdução do primeiro stencil lavável, ou seja, reutilizável. O papel antes de ser recortado com o desenho recebia um tratamento especial com suco de caqui que deixava o stencil impermeável.

O stencil ganhou fama e se tornou popular a partir de 1960 nos Estados Unidos. Também se popularizou na França nesse mesmo período, sendo usado como arte de rua similar ao grafite.

O stencil vem sendo muito utilizado para decorar paredes, móveis e outros objetos. Se trata de uma técnica simples, mas que pode ser usada com variações diversas dando diversos efeitos.

 

Modo de usar:

Olhando as fotos dos stencils, como sei que parte pintarei? Quando a empresa colocar a foto da folha de acetato vazada (a foto é azul e branca), a parte que será pintada é a parte branca

O stencil é fixado com fita crepe ou colas específicas onde se deseja pintar, que pode ser qualquer superfície lisa, como parede, madeira, MDF, tecido, vidro, papel, etc.
Usa-se pincel com pouquíssima tinta para que não borre o desenho, em movimentos circulares ou com pequenas “batidinhas”.
Pode-se também usar pasta de modelagem ou textura para dar volume ao trabalho, pode ser aplicado e alisado com espátula e retirado imediatamente após a aplicação, antes da secagem da pasta ou textura ou o stencil ficará grudado na peça.

 

Dúvidas mais frequentes:

  1. Como devo lavar o stencil?

    Deve ser lavado imediatamente após o uso, normalmente se lava com água que é o solvente da tinta acrílica, tinta PVA, textura e pasta de modelar.
    Caso não tenha conseguido lavar, em alguns casos a tinta ficará um pouco no stencil, mas isso não comprometerá futuros trabalhos e lavando sempre, aos poucos vai limpando.

  2. Como sei o tamanho de desenho?

    O tamanho que vem descrito no stencil é o tamanho da placa de acetato e não do desenho; o desenho estará dentro dessa medida.
    Por exemplo, se for 20 x 25cm, a placa terá essa medida e o desenho está dentro dela, caso tenha dificuldade de visualizar se a medida será adequada a sua necessidade, a sugestão é de desenhar em uma folha a medida descrita e sobrepor a peça que será pintada.
    Quando aparecer a foto do stencil pintado como sugestão de pintura, vale a dica acima, esse desenho estará dentro das medidas descritas, porque não aparecerá o contorno do acetato.

Daremos muitas dicas utilizando stencil. Se preparem para trabalhar com ele e ver como é fácil de usar e limpar, melhorando muito seus trabalhos!
Clique aqui para ver uma grande variedade de stencils no nosso site!