Os enfeites de feltro são os mais tradicionais de Natal, existindo uma variedade incrível de opções nas quais pode-se usar esse tipo de material. O feltro fica lindo quando utilizado nos enfeites de árvores ou como guirlandas, chaveiros e até nos cartões de Natal.

Nesse post vamos te dar o passo a passo de forma simples para você se divertir e ao mesmo tempo criar lindos enfeites de Natal.

1. Escolha o tipo de enfeite e o modelo.

A primeira etapa é decidir o que você vai querer criar. Para árvore de Natal, os enfeites devem ser delicados e menores, se para guirlandas podem ser maiores e mais volumosos. Em cartões de Natal pode-se optar por modelos mais recortados e muita sobreposição. Use toda sua criatividade e escolha as melhores cores e formatos para cada proposta.

https://www.crafts-beautiful.com/
Fonte: etsy.com

 

 

 

 

 

 

 

2. Escolha ou prepare um molde.

Caso você opte por um molde pronto existem milhares de modelos de stencils de Natal. Com o stencil você pode marcar o feltro de acordo com o formato proposto com um lápis e depois só precisa recortar. Se preferir pode fazer seu próprio molde definitivo. Para isso, imprima o desenho, cole-o em um papel mais grosso e recorte seguindo o contorno da linha. Você pode também utilizar para seu molde papel cartão, filme de raio x ou caixas de leite reaproveitadas.

Exemplos de stencils de Natal:

www.emporiojanial.com.br/stencil/natal
http://www.emporiojanial.com.br/stencil/natal

 

 

 

 

 

 

 

3. Marque e recorte o feltro

Para riscar o feltro posicione o molde e utilize lápis branco em feltros escuros e lápis de escrever nos de cores claras. Recorte com muito cuidado o formato desenhado.

4. Junte e monte as partes

Junte todas as partes recortadas sobre e monte o seu enfeite. Nesse momento pode-se alfinetar as peças que serão costuradas juntas.

Fonte: shelterness.com

5. Costure ou cole

Costure os enfeites à mão ou com uma máquina de costura. Caso opte por fechar os enfeites à mão, os pontos mais utilizados são o pesponto e o caseado. Você pode rechear os enfeites com fibra acrílica antes de completar a costura, terminando de fechar quando o volume estiver da maneira desejada.

Fonte: shelterness.com

Caso opte em colar as peças, pode-se utilizar cola quente, como no exemplo abaixo:

Fonte: www.family.disney.com

6. Acabamento

Após terminar a costura, o último passo é o acabamento, e nesse ponto, a sua criatividade é o que vai fazer a diferença. Pode-se utilizar os mais diversos materiais, desde bordados e contas, até fitas coloridas, botões e até outros tipos tecidos lisos ou estampados.

Fonte: etsy.com
Fonte: etsy.com

 

 

 

 

 

 

Agora que você já sabe como fazer seu enfeite de Natal em feltro, solte sua imaginação e mãos à obra!!!