Vamos decorar uma peça de MDF usando a técnica de textura com barbante!

Material

Se você quiser deixar sua peça final com uma cor clara é recomendado que primeiro se pinte a peça com base acrílica ou tinta branca para deixar a madeira clara. Caso se trabalhe com cores escuras ou goldfix pode deixar o MDF cru (sem pintura).

O desenho pode ser a mão livre ou copiado.

Para começar é preciso riscar na peça o desenho que se deseja formar com um lápis.

Em seguida, passe a cola (pegamil ou cola branca) no desenho e vá colocando o barbante por cima.

O desenho ficará todo coberto pelo barbante.

 

Espere a cola secar (se for a cola branca) e comece a trabalhar com o papel de seda.

O papel deve ser amassado umas 3 vezes (amasse e abra, amasse e abra, amasse e abra) e será aplicado por cima do MDF com o barbante.

 

Papel de seda amassado, cola e pincel.

Para aplicar o papel de seda, dilua a cola branca para que fique um pouco mais líquida. Ela será passada com muito cuidado para que nenhuma parte fique sem cola. Com especial atenção onde o barbante está colado. Se a peça for grande, faça por partes. O ideal nessa técnica é que a parte que está sendo trabalhada fique na horizontal.

O papel então é aplicado encostando na peça e sendo ajeitado delicadamente para que o papel de seda não estique muito, e sim continue amassado.

Use o pincel para ajudar o papel a se acomodar no barbante, grudando em toda a volta do barbante e do MDF, para que quando secar não fiquem bolhas de ar e o papel não se solte. Se isso acontecer, pegue um pouco de cola e aplique no lugar que soltou. Se formar bolha de ar, delicadamente fure o local com um alfinete, tire o ar e passe mais um pouco de cola.

Deixe secar (naturalmente ou com secador) e se você quiser criar mais ranhuras, adicione uma segunda camada de papel de seda (mas isso é opcional).

Pintura com Goldfix.

Depois de bem seco, pinte a peça.

A pintura pode ser feita com a pasta metálica Goldfix – com pincel duro (tire o excesso e passe levemente), para fazer sobressair as texturas criadas (priorize a parte com barbante), ou pode ser usado tinta normal com algumas gotas de gel para matizar (isso retarda o tempo de secagem da tinta). Nesse caso a tinta deverá ser passada e imediatamente limpa com um pano ligeiramente úmido (a tinta ficará mais escura nas ranhuras do trabalho).

Nossa peça foi feita sem pintura de base e passando Goldfix bronze.

Gostaram?

Essa é uma técnica fácil e é uma ótima dica para quando você quiser aproveitar peças que contenham pequenos defeitos, já que a textura criada pelo papel de seda amassado vai escondê-los!

Trabalho finalizado!

Até a próxima semana! 😉